quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Livro: organizando a casa com o Feng Shui

Já ensaiei algumas vezes escrever um post sobre Feng Shui, mas acabo adiando por achar que poderia simplificar demais um assunto que não é minha especialidade. Fiquei mais animada em falar sobre o tema ao ler um livro ótimo chamado "Arrume a sua bagunça com o Feng Shui e transforme radicalmente a sua vida", da inglesa Karen Kingston, com várias dicas fáceis de aplicar. 

livro: Arrume a sua Bagunça com o Feng Shui, de Karen Kingston

Encontrei esta publicação nas referências de outro livro ótimo que já tratei no blog e que segue a mesma linha, "Terapia do Apartamento". Também o encontrei na lista de livros indicados pela OZ!, escola onde fiz o curso de personal organizer. Em resumo, a organização dos quartos, sala, cozinha, entre outros ambientes, com base nessa filosofia chinesa, tem como objetivo trazer harmonia para o lar, deixando a energia "Chi", a energia da vida, fluir livremente. 

O livro de Karen Kingston é dividido em três partes: "entenda a desordem", "identificação da desordem" e "eliminação da desordem". A autora aborda o tema de maneira inspiradora com base na sua experiência profissional e no feedback de seus leitores. Para este post vou comentar as "zonas de desordem", lugares mais propensos ao acúmulo de bagunça, onde essa energia não consegue fluir. Veja algumas dicas da autora para melhorar esses ambientes:

1. Porões: a desorganização subterrânea é perigosa, segundo a especialista, podendo produzir efeitos colaterais diversos como depressão, desesperança, letargia. Objetos relacionados a assuntos do passado mal resolvidos são os que costumam se acumular nesses ambientes. A dica é rever de tempos em tempos as coisas que estão guardadas, conservando apenas o que tem utilidade. 

2. Sótãos: a desorganização em um ambiente que está sobre a nossa cabeça pode criar uma sensação de "limitação falsa", de que os problemas podem surgir a qualquer momento, nos impedindo de progredir. Esse peso pode ser retirado com a limpeza do espaço.

3. Entrada principal da casa: nesse espaço não deve haver nenhum obstáculo que dificulte a entrada de boas energias e, consequentemente, de oportunidades bacanas do mundo exterior. A autora recomenda observar como está sendo entrar e sair por essa porta no dia-a-dia, se há necessidade de abrir caminho entre roupas e sapatos, se a porta está abrindo plenamente ou há bagunça atrás dela, exigindo mais esforço. Um indício de que a organização se faz necessária é ter que contorcer o corpo ao caminhar, isso vale também para corredores e escadas. 

4. Sala de estar: para este ambiente a recomendação é de criar uma atmosfera aconchegante, para tanto, a energia não precisa circular muito rapidamente. Objetos decorativos são grandes aliados nessa situação, de modo que a energia se fixe no ambiente, com destaque para a peça que fica no centro da mesa, que deve servir tanto para decorar como para inspirar os moradores. 

5. Quartos de dormir: alguns cuidados são muito importantes nesse ambiente, por exemplo, a troca das roupas de cama semanalmente, garantindo que as nossas energias sejam revigoradas, melhorando a qualidade do sono e da vida amorosa. Embaixo da cama é outro espaço que requer atenção quando se tem problemas de sono, se for guardar algo, que sejam roupas limpas. Já o guarda-roupa é um móvel mais complexo, pois envolve a questão da construção do nosso estilo. O post que escrevi sobre dimensões e organização do guarda-roupa está alinhado com as dicas da autora inglesa. 

Ao final desse capítulo, Karen Kingston faz uma comparação interessante entre alguns países, por exemplo, na Inglaterra as pessoas tendem a acumular em sótãos e porões, já na Irlanda as dependências no fundo das casas são as zonas de desordem preferidas. E no Brasil, na sua opinião, qual seria esse ambiente? 

Quem quiser ir além no assunto e sente que alguma parte da sua vida não está caminhando muito bem, pode procurar um profissional ou fazer cursos para aprender a analisar os ambientes da casa por meio de métodos específicos, como o uso do baguá na análise da planta da casa, e fazer as mudanças necessárias para que a energia volte a fluir. Veja mais neste vídeo do IBDI "Janine Arnt fala sobre harmonização de ambientes através do Feng Shui":

 IBDI - Janine Arnt fala sobre harmonização de ambientes Feng Shui Bem Viver no Youtube

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis