quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Profissão: problemas e soluções no design de interiores

Uma das coisas mais legais do design de interiores é poder melhorar a relação das pessoas com seu espaço. Em uma conversa informal percebo muitas dúvidas no ar, que envolvem desde a colocação de uma peça decorativa até a distribuição dos móveis no ambiente. Tem pessoas que buscam soluções sozinhas, outras vão às lojas especializadas e algumas contratam os profissionais da área. Este post é para comentar cada um desses caminhos possíveis.  

Buscar soluções por conta própria é uma das maneiras de resolver os problemas que nos incomodam no espaço, mas é preciso ter tempo disponível para botar a mão na massa. É importante saber que todo projeto bem sucedido, por mais simples que seja, tem uma fase de identificação das necessidades, outra de pesquisa e execução. Optar pelo caminho do "faça você mesmo", quando isso envolve uma atividade que gostamos muito, pode ser prazeroso e gratificante. Do contrário, pode resultar em um gasto desnecessário e retrabalho. Aqui no blog tem alguns exemplos felizes de DIY: reforma do meu criado-mundo, caixinhas de MDF decoradas e minha experiência com a tinta lousa

As lojas especializadas em design e decoração também são outro caminho possível. Algumas delas estão em locais bem acessíveis, como shoppings e centros comerciais, possuem boa reputação e contam com vendedores formados na área, desenvolvendo projetos e prestando assessoria no seu ramo de negócio. Ressalto que isso não é uma regra, infelizmente. Já vi casos em que o lojista oferece o serviço de decoração, por exemplo, sem ter de fato uma equipe bem treinada. Outra coisa que acontece é o lojista encaminhar o cliente para um de seus parceiros. Nem sempre, contudo, seu produto ou serviço terá o melhor custo x benefício, já que as indicações envolvem comissões. Para saber mais sobre isso tem este vídeo muito interessante da designer de interiores Erika Karpuk:

 Sobre projetos de decoração online + reserva técnica no Youtube

Contactar os profissionais da área de design de interiores é muitas vezes o caminho mais indicado, porém pode ser também o menos procurado. São muitas as razões desse distanciamento do público, como o fato da profissão ser pouco conhecida, assim como a ideia de ser um serviço supérfluo e caro. Por outro lado, acredito que a complexidade do problema e o conhecimento de quem está capacitado para resolvê-lo da melhor forma possível levam as pessoas a confiarem suas casas aos profissionais que oferecem soluções personalizadas, acessíveis e preocupadas com o consumo sustentável. Quando se quer garantir uma relação feliz e saudável com seu espaço o trabalho do designer é indispensável. Para saber como é um projeto na área, não deixe de ler os posts: do briefing à criação do conceito em design de interiores e do projeto executivo à finalização da obra em design de interiores

Antes e depois da bancada de cozinha, projeto de Carina Pedro
Foto: Antes e depois da bancada de cozinha, projeto que envolveu conhecimentos de ergonomia, design de móveis e organização (acervo pessoal)

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis