sábado, 23 de abril de 2016

Evento: bate-papo com a Thais Farage na Roupateca (House of Bubbles - SP)

Quem gosta de caçar novidades já deve ter percebido que estão pipocando por aí formas diferentes de consumo, serviços e trabalho. No último sábado, quando a Thais Farage, consultora de estilo e blogueira, fez um bate papo aberto na Roupateca, em São Paulo, aproveitei para conversar com ela e conhecer o local. A Roupateca funciona na "House of bubbles", que faz parte de um conjunto de casas chamado "House of All", um exemplo concreto dessas novas propostas que estão surgindo. Lá, acontecem vários tipos de "compartilhamentos", entre eles, o de um guarda-roupa recheado.

acervo da Roupateca (House of Bubbles)
Acervo da Roupateca (House of Bubbles). 

A proposta da Roupateca é bem simples. Por meio de uma assinatura mensal temos acesso a um acervo de peças bem bacanas que ficam expostas em araras, como em uma loja convencional. Depois de escolher o que queremos, podemos ficar com elas até dez dias ou trocar diariamente. A quantidade de peças que levamos por vez é definida pelo tipo de assinatura, de 100, 200 ou 300 reais por mês. Na devolução também é necessário que as peças estejam lavadas. É, sem dúvida, uma outra maneira de se relacionar com as roupas, menos consumista e mais consciente do nosso estilo e das nossas necessidades reais.

Falando de estilo e necessidades, o bate-papo com a Thais Farage tinha como tema uma das questões mais polêmicas do vestir: o conforto. Thais começou a conversa falando um pouco sobre a sua experiência pessoal e com suas clientes de consultoria, pontuando como a composição de um look confortável varia de pessoa para pessoa e se relaciona com um contexto que nem sempre é fácil de lidar (trabalho, festa, eventos, etc.). Entre os caminhos para encontrar esse conforto estão: observar melhor o nosso corpo, as nossas dimensões, os tecidos e acessórios que nos agradam, assim como as situações que vivemos no dia-a-dia. 

Bate-papo com a Thais Farage (House of Learning)
Bate-papo com a Thais Farage (House of Learning). 

Outra fala interessante colocada pela Thais é que a busca por conforto não deve nos manter presos a um único tipo de roupa e/ou acessório. É muito bom para a construção do nosso estilo pessoal experimentar peças com recortes e tecidos diferentes, sapatos de outros modelos, que não são necessariamente o oposto do que nos faz sentir confortável, mas que tenham alguma característica diferente daquele par ao qual sempre recorremos. Podemos ter uma grata surpresa ao se sentir muito confortável com uma peça que não existia no nosso guarda-roupa, só por achar que não ia dar certo. 

Uma das coisas que levei comigo desse bate-papo com a Thais e com as outras meninas que estavam lá é que para por isso em prática no meu estilo pessoal precisarei me questionar, antes de montar cada look, sobre o conforto que eu quero, levando em conta a situação que vou vivenciar com ele, formal ou informal, em público ou no privado, de dia ou de noite, no frio ou no calor, etc. Na sequência, é importante analisar aquilo que deu certo e o que não deu certo, para vestir com com mais consciência da próxima vez, fazendo algumas trocas, concessões e ajustes, se necessário. 

Lavanderia self-service (House of Bubbles)
Lavanderia self-service (House of Bubbles). 

Fotos: bate-papo com Thais Farage na Roupateca - SP (acervo pessoal)

Também fazem parte da "House of All" (SP) a "House of Food", "House of Learning", "House of Work" e a "House of Bubbles", onde está localizada a Roupateca e também uma lavanderia no esquema self-service. Já o bate-papo com a Thais Farage rolou na "House of learning", um espaço com decoração descolada que pode ser usado para workshops e palestras. Quem quiser saber mais como venho construindo meu estilo pessoal veja também o post: reconstrução do guarda-roupa e minha experiência com o site Enjoei

terça-feira, 19 de abril de 2016

Design de interiores: o Estúdio Glória e o programa Admirável Móvel Novo

O Estúdio Glória é uma das lojas que eu queria conhecer faz um tempão em São Paulo, graças à indicação da Chris Campos no seu livro "A Casa e a Cidade". Em 2016, tive um estímulo a mais para conhecer o local com a estreia do programa "Admirável Móvel Novo", no canal GNT, apresentado pelo casal Karina e André, proprietários do Estúdio Glória. No último sábado, finalmente, conheci esse espaço incrível! 

Estúdio Glória - sofá restaurado
Um dos móveis restaurados pelo Estúdio Glória no programa Admirável Móvel Novo. 

Quem assiste ao programa, que tem um pouco de reality show, pode ver o dia-a-dia de trabalho do casal no Estúdio Glória, um lugar repleto de móveis e objetos antigos prontos para ganharem novos lares. Podemos acompanhar nos episódios desde o primeiro contato com o cliente, a identificação da sua necessidade, o olhar profissional da Karina para ver o que vale a pena ser restaurado, até a finalização do móvel com todos os "pepinos" que podem acontecer no percurso.

Durante a minha visita ao Estúdio, assim que consegui falar com a Karina, a primeira coisa que perguntei foi como ela desenvolveu este olhar apurado para móveis e objetos de época. Karina me explicou que trabalhou como cenógrafa, o que a fez ganhar experiência para reconhecer itens bacanas, assim como desenvolver o gosto pelas coisas de antigamente. Passou a colecionar e juntar tantos itens que teve que fazer o seu primeiro bazar. Desde então, não parou mais. 

cadeiras à venda no Estúdio Glória
Cadeiras à venda no Estúdio Glória. 

A paixão de Karina pelos móveis de época é perceptível quando ela fala sobre o valor que tem uma peça dessas. Não só o valor financeiro, por se tratar de peças de ótima qualidade e longa duração, mas também o valor afetivo, quando um cliente a procura para restaurar uma herança de família. Para fazer a restauração, o Estúdio Glória conta com profissionais experientes que reformam os móveis de acordo com o que Karina solicita. No programa "Admirável Móvel Novo" é mostrada a oficina onde ocorrem essas incríveis transformações. 

Além da restauração da estrutura original, os móveis antigos recebem tecidos com estampas incríveis, combinações inusitadas de cores e acabamentos de ótima qualidade, deixando a peça mais alegre e cheia de vida. Já as composições que a Karina cria com móveis e várias peças decorativas (que podemos ver na sua loja e no programa Admirável Móvel Novo) também servem de inspiração para nossas casas. 

Estúdio Glória - cantinhos charmosos com móveis
Cantinhos charmosos com móveis e objetos de decoração à venda no Estúdio Glória. 


Eu já tinha percebido pelo programa, mas ficou ainda mais evidente depois que visitei o Estúdio Glória e soube da experiência com a cenografia e também da formação em moda da Karina, que o grande diferencial ali é a criação de um móvel único que nos toca de maneira especial ao trazer lembranças de um passado não muito distante. Senti isso em vários cantinhos da loja, onde eles estão distribuídos de forma harmoniosa e cativante, como que nos convidando para usá-los. Assim, nem parecem peças de vitrine, muito menos de museu.

O Estúdio Glória está localizado na Rua Mateus Grou, no bairro de Pinheiros, São Paulo, mas logo irá voltar para o lugar onde tudo começou, na Granja Viana. É lá que será gravada a segunda temporada do programa Admirável Móvel Novo, transmitido toda terça-feira, às 21h, no canal GNT. Karina e André já me fizeram o convite para ir conhecer o espaço depois da mudança. Enquanto isso, eles estão fazendo uma super liquidação na loja, tudo pela metade do preço!   

Penteadeira e eu, Carina Pedro, posando no espelho florido do Estúdio Glória
Penteadeira que me fez lembrar da minha avó e eu, Carina Pedro, posando no espelho florido do Estúdio Glória. 

Fotos: Estúdio Glória e o programa Admirável Móvel Novo / GNT. (acervo pessoal)

terça-feira, 12 de abril de 2016

Profissão: o escritório móvel de arquitetura e design "uPik"

Imagine você em um escritório bem equipado podendo atender os clientes em um determinado ponto da cidade. Alguns dias depois você se "muda" para outro bairro ou outra cidade para atender mais uma leva de pessoas cheias de dúvidas sobre seus espaços. Não parece uma ideia legal? Eu achei bem interessante e tive a oportunidade de conversar com a fundadora desse escritório móvel que funciona dentro de um trailer amarelinho super charmoso!

Trailer da uPik e, à esquerda, os sócios Márcia e Daniel.
Trailer da uPik e, à esquerda, os sócios Márcia e Daniel. 

Andando pela Vila Madalena em São Paulo cruzei com o trailer amarelinho da uPik, empresa fundada pela arquiteta Márcia Monteiro e seu sócio, o designer de interiores Daniel Alves. Na verdade, eu já sabia que eles estariam lá, pois li um aviso em suas redes sociais. É o mesmo esquema dos food trucks que comunicam nas redes sociais onde serão as próximas paradas. Mas, neste caso, você também pode agendar uma visita no site da empresa. 

Ao conversar com a Márcia, comentei o quanto achei uma iniciativa empreendedora levar um escritório de arquitetura e design para as ruas da cidade e que isso poderia aproximar cada vez mais os profissionais do seu público-alvo, que precisa dos serviços especializados, mas não se sente à vontade para procurar um escritório do ramo. São vários os motivos deste afastamento, entre eles, os valores envolvidos neste tipo serviço personalizado. 

Para quebrar as barreiras, a uPik mostra no seu site os seus preços e os serviços prestados dentro do trailer. Entre eles está a consultoria exclusiva que, na minha opinião, é um dos caminhos mais acessíveis para quem tem vontade de fazer alguma mudança no ambiente, mas sente falta de uma orientação profissional para transformar a ideia em realidade. Em uma ou duas horas de consultoria muita coisa pode ser conversada e definida.   

Se a necessidade for mais complexa, outra opção possível é solicitar o projeto por ambiente. Márcia me explicou que utiliza no trailer o AutoCAD para fazer o desenho da planta baixa com a disposição dos objetos e móveis, por isso é importante que os clientes levem as medidas certas do espaço. Nesse atendimento eles também recebem do profissional indicações de fornecedores e outras referências úteis para executar o projeto. 

Eu, Carina Pedro, conhecendo o trailer da uPik.
Eu, Carina Pedro, conhecendo o trailer da uPik. 

Fotos: conhecendo o escritório móvel da uPik (acervo pessoal)

Nesses dois serviços não há acompanhamento da obra e também existe a limitação do tamanho dos espaços que não podem ultrapassar os cem metros quadrados. No interior do trailer, que é uma vitrine de como otimizar um espaço super pequeno, vi também catálogos, livros, entre outros materiais e equipamentos que dão condições para que os profissionais realizem seu trabalho e o cliente se sinta confortável para discutir ideias e planejar o que virá pela frente. 

terça-feira, 5 de abril de 2016

MMorar 2016: meus destaques da mostra de decoração no Tatuapé (SP)

Desde o final de 2014 eu não ia a uma mostra de decoração. Pode soar estranho, já que o blog aborda o tema, mas é que acho importante este "respiro" para diversificarmos nossas experiências visuais. Até que, neste começo de ano, achei que valia a pena visitar a MMorar Party & Gift, mostra itinerante realizada pela primeira vez na zona leste de São Paulo (bairro Tatuapé/Jardim Anália Franco).

A inspiração para os profissionais participantes da mostra veio do costume de festejar dos brasileiros e da preparação da casa para esses momentos especiais. Os projetos também deveriam apresentar itens sustentáveis, propor o reaproveitamento de materiais e incluir alguma obra artística. No total, 24 ambientes compunham a mostra e a entrada era a doação de um livro (uma ótima iniciativa!). Separei imagens de três ambientes que gostei bastante:

Ambiente "Pranzo RRavioli" da AJS Interiores. MMorar 2016
Ambiente "Pranzo RRavioli" da AJS Interiores. 

Neste ambiente em homenagem ao chefe de cozinha Roberto Ravioli destaco os materiais naturais das poltronas e pufes, a composição da área externa (ao fundo) com uma bela luminária, a grande mesa e as cadeiras de modelos diferentes ao redor. Aliás, essa "descombinação" tem aparecido bastante nas decorações de cozinha e salas de jantar, substituindo aqueles conjuntos tradicionais de mesas e cadeiras.

Ambiente "Sala de Jantar" da Dominus Arquitetura e Interiores. MMorar 2016
Ambiente "Sala de Jantar" da Dominus Arquitetura e Interiores. 

Esta sala de jantar apresentou o estilo industrial, que tem estado em alta por envolver o reaproveitamento. Neste ambiente, as peças são uma criação do designer Rapha Preto. Particularmente, adoro esse estilo e ainda não o tinha visto em uma mostra paulistana desta maneira. Acho que combina muito com a cidade. Meus destaques são a mesa e o relógio na parede azul marinho com a instalação elétrica aparente, que é outra marca do industrial. 

Ambiente "Cozinha" de Marcos Jordão & Patrícia Benedet Arquitetura e Interiores. MMorar 2016
Ambiente "Cozinha" de Marcos Jordão & Patrícia Benedet Arquitetura e Interiores. 

Desta cozinha dá para tirarmos várias inspirações, entre elas, a iluminação bem acolhedora, misturando spots com pequenos pendentes do tipo pote de vidro e lâmpada retrô, o armário na cor verde menta refrescante junto a um painel divertido no estilo lousa de giz (à direita) e a estante com nichos de diferentes tamanhos e cores (à esquerda), que além de armazenar e decorar, pode muito bem servir para dividir ambientes. 

Para finalizar as minhas impressões da MMorar destaco elementos decorativos específicos que me chamaram a atenção em mais três ambientes diferentes da mostra: 

Ambiente "Adega" de Sandra Caliolo. MMorar 2016
Ambiente "Adega" de Sandra Caliolo. 

Gostei deste quadro negro emoldurado com aquelas molduras antiguinhas de madeira da casa da vó que podem ser pintadas da cor que preferirmos. É uma boa ideia para reaproveitá-las nos ambientes de maneira decorativa e divertida. Para quem quiser se aventurar em um "faça você mesmo" leia mais sobre a minha experiência utilizando a tinta lousa e a tinta spray dourada

Ambiente "Studio do DJ" da Megga Arquitetura & Design. MMorar 2016
Ambiente "Studio do DJ" da Megga Arquitetura & Design. 

Com um único móvel podemos imprimir o nosso estilo no ambiente. Esta mesinha é um exemplo. Achei bem interessante a mistura de acabamento espelhado, os puxadores de alça de couro e o próprio formato que remete a uma mala posicionada sobre cavaletes. Achei que a peça sozinha representou bem o conceito do projeto. 

Ambiente "Kids Party" da Itten Arquitetura e Interiores. MMorar 2016
Ambiente "Kids Party" da Itten Arquitetura e Interiores. 

Fotos: meus destaques da MMorar 2016 / Tatuapé - SP (acervo pessoal)

Achei muitíssimo divertido este rodapé de cidade do quarto infantil. Se tivesse algo parecido no meu quarto de criança ia brincar muito com meus carrinhos nessa rua de mentira. Aliás, fui uma menina que brincou muito de carrinho, mas também de casinha, de professora, de tudo, por isso sou a favor de uma decoração que não demarque tanto o espaço da menina e do menino. 

Kindle Amazon

Addthis

Pin It button on image hover