quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: museus

Escrever sobre museus na retrospectiva 2014 toca em dois pontos importantes da minha formação profissional: o Design de Interiores e a História. Quando faço uma visita a uma exposição é inevitável lançar um olhar crítico sobre a forma como os objetos e as informações históricas estão sendo apresentadas. Nem sempre todos os quesitos me agradam, mas quando tenho uma boa experiência intelectual, acho que vale a pena compartilhar o passeio.

Foi assim com o Museu da Energia em Itu, visita que me surpreendeu pela quantidade de objetos domésticos antigos relacionados à chegada da eletricidade às residências, expostos em um lindo sobrado do século XIX. Também gostei do Museu da Casa Brasileira que se encontra em o utra casa lindíssima de se ver por dentro e por fora em São Paulo, cujo acervo em exposição tem peças ícones do design de móveis, que nunca tinha visto de perto e outras tantas que nem conhecia.

O meu museu preferido do ano foi o Museu da Imigração no bairro paulistano da Mooca, que reabriu depois de um longo processo de restauração com uma exposição renovada e moderna. Ali pude ver o resultado do trabalho de profissionais das diferentes áreas do conhecimento, que quando se juntam, só tem a ganhar. E não é que ganharam mesmo? No primeiro ano da nova exposição o Museu da Imigração levou para casa o prêmio "Diseño de interiores/espacios" na Bienal Iberoamericana de Diseño. 

No comecinho de 2014 consegui ir à exposição temporária Stanley Kubrick" que estava fazendo muito sucesso no Museu da Imagem e do Som em São Paulo. Foi muito legal rever sua obra por meio de objetos de cena, figurinos, cartazes, fotografias e outros documentos expostos em um percurso instigante com direito a sons, luzes e cenários inspirados em seus filmes.

Falando em cinema, não posso deixar de comentar a tag "variedades" de 2014 que foi quase toda dedicada a comentar filmes que me chamaram a atenção no ano. Começando pela Netflix e seu catálogo meio retrô, mas ótimo para garimpar filmes de outras nacionalidades, como o espanhol "Paixão sem limites" e a sequência "Sou louco por você", post que foi sucesso absoluto de leitura no blog!! Também comentei dois filmes indicados ao Oscar 2014, o futurista "Ela" e o "12 anos de escravidão", uma história verídica e muito tocante que acabou ganhando a estatueta de melhor filme. 

Carina Pedro na Exposição "Stanley Kubrick" no MIS-SP (2014)
Foto: Exposição "Stanley Kubrick" - cadeira do diretor. E a vontade de ser cineasta? rs! (acervo pessoal)

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis