terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: design de móveis

A ideia de falar especificamente de design de móveis aqui no blog surgiu da minha vontade de compartilhar a história de alguns designers cujo trabalho eu admiro. Em 2013 fiz um curso sobre o assunto na Belas Artes que ampliou meu olhar sobre a área. Entre outras coisas, aprendi sobre a diversidade de materiais e técnicas com os quais os designers podem trabalhar hoje em dia e que conhecê-los bem é essencial para o desenvolvimento do trabalho. 

Sobre os designers mais antigos três posts se destacaram em 2014: Warren Platner e sua Cadeira Modelo no. 1725 que é uma verdadeira escultura de metal, Mies Van der Rohe e a super famosa Cadeira Barcelona e Eero Saarinen e a Cadeira Tulipa que apareceu também no post sobre a cenografia do intrigante filme argentino O homem ao lado. Todas as três cadeiras são belos exemplares do design de móveis do século XX, ainda muito atuais e inspiradoras.

Para não deixar de falar dos brasileiros relembro dois posts bem legais com trabalhos de designers em atividade: Célio Teodorico fundador do Estúdio Paradesign em Santa Catarina que criou a iluminada e divertida Poltrona Joker e Sérgio J. Matos que fez um lindo trabalho com cordas e colheres de pau no Balanço Bodocongó. Vale a pena acompanhar o trabalho dos nossos designers! 

Para concluir este post de retrospectiva 2014 retomo uma pequena série que escrevi sobre o uso da madeira no design de móveis, que eu particularmente adoro, seja na criação de uma peça única ou na produção industrial. Em cada post expliquei um pouco da história e da produção deste material que pode ser utilizado na forma de madeira maciça, nas chapas de compensado e mais recentemente no MDF e MDP

desenho à mão livre de Carina Pedro da poltrona Modelo no. 670 de Charles & Eames
Imagem: desenho à mão livre de Carina Pedro da poltrona Modelo no. 670 de Charles & Eames (acervo pessoal). 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis