quarta-feira, 30 de julho de 2014

Casa Cor SP 2014: iluminação dos ambientes

Já comentei em outro post que um dos elementos que mais chama a minha atenção no ambiente é o pendente/lustre. Só que esse tipo de luminária não é a única forma de iluminar e decorar os espaços. Como vimos nos posts da Expolux 2014 os designers e arquitetos encontram hoje uma infinidade de opções para os seus projetos. Misturá-las pode dar um resultado incrível. 

Este ano na Casa Cor São Paulo 2014 vi algumas propostas bem interessantes. Selecionei algumas observarmos com mais atenção. Vamos conferir? 

ambiente biblioteca - Maurício Karam - belo abajur de parede - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Biblioteca" - projeto Mauricio Karam. Belo abajur de parede, liberando o espaço da mesinha para outros objetos. 

ambiente Living do empresário - Paola Ribeiro - iluminação nos nichos - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Living do empresário" - projeto Paola Ribeiro. Este living apresentou propostas variadas de iluminação, gostei bastante! Iluminação nos nichos é sempre bem-vinda e ficou diferente sob a bancada. 

efeito de iluminação por trás da estante - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Living do empresário" - projeto Paola Ribeiro. Efeito interessante da iluminação por trás da estante. 

abajur de parece liberando a mesinha para linda folhagem - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Living do empresário" - projeto Paola Ribeiro. Mais um "abajur" de parede liberando a mesinha para a linda folhagem. 

ambiente quarto de bebê - Raquel Kabbani - iluminação para cenário do quarto de bebê - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Quarto do bebê" - projeto Raquel Kabbani. Iluminação ajudando a criar um cenário aconchegante para o bebê. O efeito "céu de estrelas" é possível fazer com a fibra ótica. 

ambiente suíte master - Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli - iluminação na sanca - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Suíte máster" - projeto Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli. Adorei o teto deste ambiente! A iluminação na sanca destacou o bambu e deixou tudo mais bonito. 

ambiente Living e Spa - Francisco Calio - poltronas iluminadas - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Living & Spa" - projeto Francisco Calio. Poltronas iluminadas ficam ótimas em ambientes como varandas e lounges. Falei um pouquinho sobre este tipo de móvel no post da Poltrona Joker

ambiente Loft - Adriana Noya - trio de pendentes - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Loft Metrópole" - projeto Adriana Noya. Trio de pendentes super diferente. Fez uma bela composição com o revestimento da parede. 

ambiente loft metrópole - Adriana Noya - detalhes do trio de pendentes - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Loft Metrópole" - projeto Adriana Noya. Mais detalhes do trio de pendentes que proporcionaram uma bela composição com o revestimento utilizado na parede.

lindo pendente - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Loft Metrópole" - projeto Adriana Noya. No mesmo ambiente tinha mais um lindo pendente, super diferente também!

ambiente quarto do menino - Denise Monteiro - fitas de LED na estante - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Quarto do menino" - projeto Denise Monteiro. As fitas de LED facilitam muito a iluminação de estantes e ficam bem discretas. Neste caso, elas estavam dentro de uma espécie de tira protetora.  

ambiente adega gourmet - Bruno Gap - iluminação dimerizada - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Adega gourmet" - projeto Bruno Gap. A iluminação deste ambiente era toda dimerizada, criando diferentes atmosferas por meio da mudança de intensidade da luz. 

Fotos: Casa Cor SP 2014 (acervo pessoal)

Tem mais dois posts sobre a Casa Cor SP: ambientes no estilo retrô e ambientes de casa do interior. Para ler, é só clicar nos links em laranja. 

domingo, 27 de julho de 2014

Casa Cor SP 2014: ambientes de casa do interior

Continuando a série sobre a Casa Cor São Paulo 2014 escolhi mais dois ambientes para comentar neste post que se localizavam lado a lado na mostra e que para mim despertaram sensações bem parecidas: a de estar em uma casa do interior, mais especificamente, em uma fazenda. 

Acredito que os revestimentos das paredes, do piso e os elementos decorativos foram os principais responsáveis por despertar essas sensações. Não sei se essa foi a intenção das duas profissionais que criaram os ambientes, mas achei ambas as propostas bem bacanas e inspiradoras. Vejam só: 

ambiente Sala de almoço - projeto Esther Giobbi. Parede com cara de antiguinha - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Sala de almoço" - projeto Esther Giobbi. Gostei muito dessa parede com cara de antiguinha e desgastada pelo tempo. A textura era de papel de parede. A composição com os pratos também ficou bem interessante! 

mesa de madeira espaçosa - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Sala de almoço" - projeto Esther Giobbi. Linda mesa de madeira, espaçosa e com cadeiras diferentes ao redor, sem aquela pretensão de deixar tudo perfeitinho. O importante são os convidados se sentirem à vontade. 

iluminação sobre a mesa com pendentes pequenos - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Sala de almoço" - projeto Esther Giobbi. A iluminação sobre a mesa foi feita com vários pendentes pequenos em vez de um ou dois maiores como costumamos ver em ambientes residenciais. O efeito é bem bonito. 

Ambiente "Cozinha e lavanderia" - projeto Adriana Giacometti.  tijolos aparentes na parede - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha e lavanderia" - projeto Adriana Giacometti. Quem gosta do estilo rústico com tijolos aparentes pode aproveitar a parede original da casa ou procurar revestimentos que imitam o tijolo. É o caso das paredes deste ambiente onde foi utilizado um revestimento cerâmico bem bacana. 

iluminação sobre a bancada da cozinha - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha e lavanderia" - projeto Adriana Giacometti. A iluminação sobre a bancada permite trabalhar com mais segurança na cozinha. Pena que os docinhos eram cenográficos!!

Decoração da lavandeira - destaque para o pendente - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha e lavanderia" - projeto Adriana Giacometti. Detalhes da decoração da lavanderia.  Gostei muito do pendente e do espelho com a grade antiga. 

Quadro negro na cozinha para anotar recados - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha e lavanderia" - projeto Adriana Giacometti. O quadro negro na cozinha é bem útil para deixar recados, escrever uma receita ou o cardápio do dia. No blog tem um post sobre a tinta lousa.

Móvel para guardar itens usados no dia-a-dia. Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha e lavanderia" - projeto Adriana Giacometti. Móvel bacana para guardar itens que usamos com mais frequência no dia-a-dia. A pequena LED não deixa o cantinho passar despercebido. 

Fotos: Casa Cor SP 2014 (acervo pessoal)

No post anterior falei sobre ambientes no estilo retrô que também gosto bastante. Para ler, é só clicar no link em laranja

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Casa Cor SP 2014: ambientes no estilo retrô

Comentei outro dia no meu perfil do Instagram (@carina_pe) que história & decoração sempre me pegam de jeito. Gosto muito do estilo retrô e suas variações. Na Casa Cor São Paulo (2014) encontrei alguns ambientes com elementos nesse estilo e é claro que não resisti!! Quis logo destacá-los no primeiro post sobre o evento. 

Pensando nesse "saudosismo" de uma maneira positiva me lembrei de uma palestra do Design Essencial 2012 no Senac sobre o "Morar Contemporâneo". O evento aconteceu faz um tempo, mas guardei uma reflexão sobre como esses elementos do passado podem despertar lembranças e sensações boas que nos fazem ter vontade de estar em casa. O melhor de tudo isso é que não precisamos abrir mão da tecnologia que temos hoje à nossa disposição. 

Vamos ver algumas imagens? 

ambiente estúdio - projeto de Agnes Manso e Alice Miglorancia - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Estúdio" - projeto Agnes Manso e Alice Miglorancia. Gostei muito do nicho com porta de correr, mas para mim o charme do ambiente está na geladeira rosa Smeg. Li no blog da Chris Campos que a marca está lançando uma linha nova que inclui uma batedeira no mesmo estilo retrô. 

ambiente cozinha - projeto Gerson de Sá e Ana Salama  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha" - projeto Gerson Dutra de Sá e Ana Salama. Gostei muito da composição de revestimentos utilizada nessa cozinha. O auto-relevo estava com tudo na Expo Revestir 2014. Quadrinhos e objetos retrô dão mais graça ao cantinho.

kit lanchonete anos cinquenta -  Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha" - projeto Gerson Dutra de Sá e Ana Salama. Quem aguenta esse kit lanchonete cinquentinha? <3 <3 <3

eletrodomésticos de última geração  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha" - projeto Gerson Dutra de Sá e Ana Salama. Como falei acima, apesar do estilo retrô estar em alta, não significa abrirmos mão das novidades tecnológicas. Na cozinha, isso se traduz em utensílios e eletrodomésticos de última geração. 

poster antigos  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha" - projeto Gerson Dutra de Sá e Ana Salama. Posters antigos P&B e coloridos deixam a parede bem mais divertida!

ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Achei o estilo retrô desta cozinha um pouco diferente da anterior, com cores e materiais que lembram uma cozinha industrial. O que acham? Eu gostei! 

bancada para preparar alimentos  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Detalhes da bancada de preparação dos alimentos e da pia. Este tipo de torneira é bem prático, pois permite direcionar o jato d'água (modelos assim estavam na Expo Revestir 2014). 

potinhos de marcas famosas na cozinha  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Os potinhos lembrando marcas famosas na cozinha dão um charme a mais! 

Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Gostei bastante da estante com nichos sem fundo, assim o belo papel de parede pode ser visualizado. 

suporte na parede do quarto para acomodar livros  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Solução interessante para acomodar livros e outros objetos nas laterais da cama. Aliás, linda cama de madeira! 

balança portátil  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Adorei a balança e ainda combinou com o meu tênis!!

poltronas de couro  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Gostei muito da composição assimétrica dos quadros, das luminárias e das mesinhas, quebrando a formalidade do sofá clássico modelo Chesterfield e das poltronas de couro. 
Fotos: Casa Cor SP 2014 (acervo pessoal)

Gostaria muito de ter tirado mais fotos dos ambientes, mas a Casa Cor estava bem cheia no dia da minha visita. Como eu não queria clicar os visitantes, assim que dava uma brecha, eu tirava a foto, sem poder enquadrar muito bem. Uma pena! Mas vamos ter mais alguns posts sobre a mostra. Fiquem de olho! 

terça-feira, 22 de julho de 2014

Variedades: exposições em julho na cidade de São Paulo

No mês de julho (2014) estão acontecendo muitas exposições na cidade de São Paulo e quem está com tempo não pode perder a oportunidade de conhecer as diversas atrações que a cidade oferece. No post anterior falei sobre o Museu da Casa Brasileira que é um dos lugares bacanas para visitar, especialmente, quem é da área de design de interiores.

Procurei outras programações e depois de ler resenhas na internet e ouvir pessoas comentarem, resolvi fazer uma listinha reunindo algumas exposições que eu gostaria de visitar e que podem interessar ao público leitor do blog. Assim fica mais fácil se programar e não perder as atrações. Vamos lá?


Este ícone da arquitetura brasileira dispensa apresentações! É sempre bom conhecer mais sobre o seu trabalho e processo de criação, além de itens inéditos do seu acervo como croquis e desenhos de projetos não realizados. 

Local: Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149 (Estação Brigadeiro do metrô)
Funcionamento: 5 de junho a 27 de julho, de terça a sexta das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados das 11h às 20h. 
Entrada Franca. 


Boa oportunidade para conhecer o trabalho de uma grande artista japonesa que, superando as adversidades, transformou seus distúrbios mentais em arte. Sua maneira de ver o mundo está expressa em diversas pinturas, trabalhos em papel, esculturas e instalações.

Local: Instituto Tomie Ohtake, Avenida Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88).
Funcionamento: de 22 de maio a 27 de julho, de terça a domingo, das 11h às 20h. Obs.: O Instituto informa que devido ao grande número de visitantes e considerando o tempo necessário para visitar a exposição, o último grupo deve entrar até às 18h. 
Entrada Franca. 


Quem assistia ao programa deve gostar muito desta exposição. Além de poder ver objetos de cena, figurinos e depoimentos do elenco, o visitante poderá entrar nos ambientes do Castelo recriados especialmente para a exposição. A experiência de interagir com o cenário é muito bacana. 

Local: Museu da Imagem e do Som, Avenida Europa, 158, Jardim Europa.
Funcionamento: de 16 julho a 12 outubro, de terça a sexta das 12h às 21h; sábados das 10h às 22h; domingos e feriado das 10h às 20h.
Ingresso: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia). Gratuito às terças e para menores de cinco anos. 


A exposição que apresenta elementos do acervo e de pesquisas realizadas no Museu da Imigração foi inaugurada recentemente com a reabertura da instituição após obras de restauração. As imagens divulgadas mostram uma exposição bem interativa e instigante. Neste mês de julho acontece também por lá a Festa do imigrante com comidas típicas, músicas, danças e outras atrações, representando mais de 40 nacionalidades. 

Local: Museu da Imigração, Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca. 
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos das 10h às 17h. Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até as 21h.
Entrada Franca: nos meses de junho e julho.
Ingressos para a Festa do imigrante: R$6 (inteira) e R$3 (meia) nos dias 26 e 27 de julho. 


A exposição mostra trabalhos desta artista quase centenária que está em plena produção em seu ateliê paulistano. Suas esculturas em forma de acessórios, feitas em diversos materiais, invadiram o mundo da moda e já até ganharam um desfile especial na SPFW. Um de seus fãs famosos é o estilista Dudu Bertholini. 

Local: Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro.
Funcionamento: de 17 a 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Entrada Franca. 

Para mais informações sobre as exposições clique nos links em laranja

Oscar Niemeyer no mural de Eduardo Kobra na Avenida Paulista
Foto: mural de Eduardo Kobra na Avenida Paulista, São Paulo. 

domingo, 20 de julho de 2014

Museu: mobiliário no Museu da Casa Brasileira

Tinha muita vontade de conhecer o Museu da Casa Brasileira em São Paulo quando surgiu a oportunidade de participar de um curso para professores. Foi bem bacana pois pude conhecer a história do casarão que sempre me chamou a atenção e de seu acervo que abriga uma coleção de móveis dos séculos XVII ao XXI. 

O casarão que na verdade é um palacete no estilo neoclássico foi a morada do casal Renata Crespi e Fabio Prado por 18 anos. Renata de família rica, italiana e industrial e Fabio de família aristocrática ligada à cultura do café, ambos muito participativos da política e sociedade paulista, cuidaram de deixar a casa e uma bela coleção de objetos para o MCB. 

Foi no ano de 1972 que a casa-palacete do casal virou sede do Museu da Casa Brasileira abrigando coleções e também os estudos realizados pelo pesquisador e diretor Ernani Silva Bruno sobre os usos e costumes da casa brasileira. Vários temas como alimentação, construção e ambiente doméstico foram abordados em suas pesquisas e hoje compõem o Arquivo Ernani. Quem quiser consultá-lo é só acessar o site do MCB.  

Na ocasião do curso recebi um belo catálogo do MCB e selecionei algumas peças que me chamaram mais atenção. Veja só: 

mobiliário do catálogo do Museu da Casa Brasileira
Foto: reprodução / mobiliário - catálogo do Museu da Casa Brasileira, 2007

1. Precursor do nosso guarda-roupa este armário-arca do século 17 é feito de carvalho com vários elementos decorativos entalhados, entre eles, a coluna clássica. Era utilizado para armazenar documentos, louças e roupas.

2. Típica arca do Barroco mineiro, no século 18, feita de cerejeira com adornos policromados. A presença de pés no móvel indica sofisticação. Por ter um coração pintado no centro é possível que tenha sido utilizada para guardar o enxoval de uma noiva. 

3. Cadeira sanitária do século 19, feita de imbuia com urinol no seu interior e uma tampa removível. Utilizada nos interiores das casas antes da construção dos sistemas de esgotos. 

4. Cama projetada no século XX, feita de caviúna e estrado de malha metálica com molas. O bom custo x benefício fez com que a "Cama Patente" se tornasse acessível a um grande número de pessoas, impulsionando a produção em série. 

Dica para os designers: o evento mais famoso do Museu da Casa Brasileira é o Prêmio Design MCB que acontece todo ano e resulta em uma mostra e cerimônia de premiação. A proposta do prêmio é revelar novos talentos e consagrar profissionais e empresas da área de design gráfico, de produto e arquitetura. As inscrições da segunda fase começam agora em julho só clicar no link em laranja

quinta-feira, 10 de julho de 2014

De olho no Instagram: Insta-design da semana!

Selecionei para coluna Insta-design da semana belos exemplares de design de móveis, dois ambientes de decoração marcante e outros dois com a cara dos donos, ou melhor, das donas. Adoro quando as blogueiras descoladas que acompanho postam cantinhos bem decorados das suas casas. É sempre bacana poder se inspirar nos bons exemplos da vida real!  

insta-design da semana 24

Vamos conferir as imagens escolhidas no Instagram?

Cadeira Shell @moblerlab bancos "prisma" @zaninidezanine

@moblerlab uma bela versão da Cadeira Shell para homenagear o designer Hans J. Wegner. A coleção limitada foi criada pela Carl Hansen & Son com a colaboração da Maharam e de Paul Smith.

@zaninidezanine "saindo do forno" a versão dos bancos "prisma" em aço inox do designer brasileiro Zanini de Zanine. Belo trabalho!

combinação de cores na sala de estar @casadevalentina e parede ilustrada com abacaxis no lavabo @etxekodeco

@casadevalentina linda combinação de cores e estampas na sala de estar com bom aproveitamento do espaço. A proposta de usar cor em parte da parede é criativa e criou uma ambientação interessante para o quadro. 

@etxekodeco para quem gosta muito de abacaxis, esta parede é uma proposta bem divertida! Lembrando que lavabo é um ótimo espaço para ousar na decoração sem medo de enjoar, já que passamos pouco tempo neste ambiente. 

home office da Lu Ferreira @chatadegalocha e colchão de molas transformado em mural pela Thalita @casadecolorir

@chatadegalocha esta aí o cantinho onde a blogueira Lu Ferreira, autora do Chata de Galocha, produz os posts para o seu blog. Dá para notar que ela não abre mão de alguns elementos decorativos que ajudam a criar um clima favorável e inspirador no dia-a-dia de trabalho. 

@casadecolorir quem acompanha a Thalita Carvalho do blog Casa de Color sabe que ela está sempre inventando e sua casa parece um laboratório de experimentações. Desta vez ela transformou um colchão de molas em um mural todo iluminado. Detalhe: o colchão veio do lixo da rua onde ela mora! Demais! Aprendi algumas técnicas com ela na Oficina Mão na Massa.

Quem quiser acompanhar os perfis citados no Instagram é só clicar nos nomes em laranja. Também estou sempre postando novidades por lá, meu perfil é @carina_pe

terça-feira, 8 de julho de 2014

Profissão: cursos em design de interiores e áreas afins (2014)

Como estou sempre tentando descobrir cursos interessantes nas áreas de design de interiores e afins, fico de olho no que as escolas estão divulgando em seus sites e perfis nas redes sociais. Para quem também está querendo aprender algo novo, selecionei alguns cursos que vão começar agora nos meses de julho e agosto de 2014 em São Paulo.  

No ano passado publiquei aqui no blog um post com escolas e cursos em design e áreas afins. Gosto bastante de fazer cursos de curta duração, por isso compartilhei um pouquinho da minha experiência nas instituições que tive a oportunidade de conhecer. Para quem ainda não leu, vale a pena dar uma espiadinha!

Design de interiores
Introdução de design de interiores para residência: o curso será oferecido pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo no período de 14 de julho a 31 de julho. É um curso bacana para quem vem de áreas afins como arquitetura, design de produto, movelaria ou para quem quer conhecer melhor o trabalho do designer de interiores. 

Curso online de design de interiores: o curso é ofertado pelo UOL Cursos Online Pro e pode ser contratado em qualquer época do ano. É um curso recomendado para quem vem de áreas afins ou tem interesse em estudar design de interiores. O curso tem duração de 80 horas e preço atrativo.

Iluminação
FASA - mini curso sobre fibra ótica: o curso será oferecido pela empresa FASA no Museu da Lâmpada no dia 16 de julho. Bem interessante para quem gosta de iluminação ou para quem já trabalha na área e quer saber mais sobre as diversas possibilidades de uso das fibras óticas. Tem um post no blog sobre o estande da FASA na Expolux.

Softwares
AutoCad 2D: o curso será oferecido pelo Centro Universitário Belas Artes no período de 7 de julho a 7 de agosto. Por ser um curso a distância é ideal para quem não mora na cidade de São Paulo. Este é um software bastante completo, muito usado por arquitetos, engenheiros, designers. Para o design de interiores o AutoCad 2D auxilia no desenvolvimento das plantas de interiores.

Promob: o curso é oferecido em diversas datas, dividido em três módulos, pela Promob de São Paulo (existem opções em outras cidades também). Este é um software muito utilizado em lojas de móveis planejados para o desenvolvimento de projetos em 3D. Bem interessante para quem trabalha ou pretende trabalhar como projetista. 

Movelaria
Design de mobiliário: o curso será oferecido pela Escola Panamericana no período de 11 de agosto a 26 de novembro. É um curso de especialização bem interessante para aquele profissional de design de interiores, de produto ou arquitetura, que se identifica com a área e deseja aprofundar seus conhecimentos. 

Para quem quiser saber mais é só clicar nos links em laranja e visitar os sites das escolas onde é possível se informar sobre esses e outros cursos disponíveis.

dear 2014 let's do this - jay roeder
Foto: reprodução / Jay Roeder(designer e ilustrador).

domingo, 6 de julho de 2014

Design de móveis: a escultural Cadeira Diamante de Harry Bertoia

Gosto muito de escrever sobre design de móveis aqui no blog, pois sempre descubro algo novo na trajetória dos designers. Uma das características mais interessantes que percebemos nesses artistas é a afinidade que eles têm com determinado material, com o qual passam a vida desenvolvendo sua arte, como é o caso do designer e escultor Harry Bertoia e seu trabalho com metais. 

Harry Bertoia nasceu na Itália em 1915 e ainda jovem se mudou com a família para os Estados Unidos onde fez sua carreira acadêmica e profissional. Entre o final dos anos 30 e início dos 40 foi bolsista e professor na Cranbrook Academy of Arts. Seus contemporâneos e colegas de trabalho eram nada menos que Eero Saarinen e Charles Eames

Nos anos 50 Bertoia desenhou uma linha exclusiva para Knoll Associates composta por cadeiras em fio metálico dobrado e soldado com cobertura de vinil ou cromado. Entre elas, destaco a Cadeira Diamante (Diamond Chair), de 1952/53, com sua forma única e perfeita. Veja só:

Cadeira Diamante (Diamond Chair) Harry Bertoia
Cadeira Diamante (Diamond Chair). 

almofada e manta na Cadeira Diamante
Foto: reprodução / Pinterest. Além de dar um charme a mais, a almofada e a manta deixam a Cadeira Diamante mais confortável. 

versão acolchoada da Cadeira Diamante de Harry Bertoia - foto reprodução de Apartment Therapy
Foto: reprodução / Apartment Therapy. Aqui em uma versão acolchoada da Cadeira Diamante e dando um toque de cor.

O trabalho de Harry Bertoia como escultor influenciou seu filho a seguir no mesmo caminho. Val Bertoia explica que as cadeiras desenhadas pelo pai nos anos 50 não eram feitas por um designer de móveis, mas por um escultor, a seu ver, eram "esculturas que contêm o corpo humano confortavelmente acima do chão".  Para quem quiser saber mais do trabalho da família é só acessar o site Bertoia Studio.

Para quem ficou interessado em adquirir a peça vale a pena dar uma espiadinha na Essência Móveis e conferir a Cadeira Diamante. É só clicar no link em laranja.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Decoração: ambientes com as cores do Brasil

Durante a Copa tenho procurado observar ambientes decorados com as cores da bandeira do Brasil. Curiosamente os interiores que mais me chamaram a atenção não são de lares brasileiros. Será que normalmente usamos pouco essa combinação ou foi só coincidência mesmo?

Espero que seja coincidência, pois acho a combinação bem bonita, seja com o verde, amarelo, azul ou branco. Podemos ver nas fotos que quando falamos do uso das cores do Brasil não estamos nos referindo a um ambiente todo em verde-amarelo. Na verdade, bastam alguns detalhes para a tal brasilidade aparecer. Veja só:

cozinha com quadro sobre Brasil
Foto: reprodução / Houzz. A cozinha toda em branco e só a cor verde nas banquetas ficou bem interessante. Mas foi a pintura que deu aquele toque de Brasil, o que vocês acham?  

samambaia no quarto de dormir
Foto: reprodução / Apartment Therapy. Arara e samambaia no quarto de dormir, precisa de mais alguma coisa? Sim, a cabeceira da cama azul e a roupa de cama branca! Composição brasileirinha completa!

azul com amarelo na sala de estar
Foto: reprodução / Houzz. Bela combinação do azul com amarelo na sala de estar. Paredes e piso com tapete claro equilibram a composição e não deixam o azulão pesar demais. 

sala com folhagem que lembra o Brasil
Foto: reprodução / Houzz. Detalhe da sala de estar da foto anterior. O amarelo ajuda a "esquentar" o ambiente e a folhagem complementa a composição que nos lembra o Brasil.

Quem gosta das cores da nossa bandeira pode usá-las juntas na decoração da casa sem medo. A dica é equilibrar a composição como vimos nos exemplos acima. As cores utilizadas na "dose" certa vão deixar o ambiente bonito sem parecer que foi decorado só para um dia de jogo da nossa seleção. E se você procura dicas para decorar a casa apenas para o jogo da seleção na Copa recomendo a leitura do post sobre itens com as cores do Brasil nas lojinhas de 1,99

Kindle Amazon

Addthis

Pin It button on image hover