domingo, 28 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: design de interiores

Hoje começo uma série retrospectiva revendo os posts mais bacanas de 2014. É sempre bom fazer este balanço e observar os assuntos que foram tratados no blog durante o ano e os que despertaram mais a atenção dos leitores. Vou começar pela tag "design de interiores" e outras duas que a complementam "profissão" e "livros". 

Comecei o ano comentando meus dois programas de TV favoritos na área: "Design Divino" apresentado pela designer de interiores Candice Olson e o "Decora" pela arquiteta Bel Lobo, que foi até a sétima temporada, quando o designer Marcelo Rosenbaum assumiu a apresentação do programa. No mês de novembro escrevi um post comentando as mudanças que notei no programa Decora, entre elas, a apresentação do projeto em 3D. 

No começo do ano tive algumas experiências de procurar hospedagem pela internet e compilei tudo que observei na prática em um dos posts que foi sucesso de leitura em 2014: 10 dicas para escolher quartos de hotéis pela internet. Acho que este post vale a pena reler sempre que surgir uma viagem e a necessidade de fazer esse tipo de pesquisa.

Entre os meus posts queridinhos de 2014 está o "apartamentos e casas alugadas" inspirado na dificuldade de uma amiga querida em deixar a casinha alugada com a sua cara. No post trato de algumas dicas dadas pela Chris Campos e adiciono algumas outras sobre móveis, iluminação, parede e objetos decorativos.

Falando em projetos, na época da Copa do Mundo no Brasil, aproveitei para discutir o tamanho da TV, um lugar na sala de estar e também dei uma sugestão de um projeto para o home theater em casa. Para escrever os posts me inspirei nos erros da vida "real", em salas onde observei televisores mal posicionados. Minha principal referência técnica para escrever este tipo de post é a autora Miriam Gurgel que em 2014 teve um post exclusivo sobre seu último livro "Design Passivo" em que destaquei algumas dicas para resfriar os ambientes.

Em janeiro, quando escrevi um dos posts mais lidos do blog, sobre uso da cerâmica ou porcelanato, eu não imaginava que ia visitar a Expo Revestir 2014, muito menos que ia ser convidada para ir ao lançamento da Cerâmica Portinari onde aprendi muito mais sobre revestimentos. Ainda sobre este tema tem um post que adorei escrever sobre os azulejos portugueses no qual eu conto um pouco sobre a história deste revestimento tão antigo e que hoje serve de inspiração até para a moda. 

Aqui no blog o pedido do leitor é sempre atendido!! Destaco dois posts em que tentei esclarecer as dúvidas que me foram enviadas por leitores: como aproveitar bem o espaço em "cozinhas tipo corredor" e "o que estudar, arquitetura ou design de interiores?". Aliás, as perguntas dos leitores são sempre muito bem-vindas e a minha intenção é que esta interação se intensifique cada vez mais em 2015!! 

projeto 3D do design de interiores de uma cozinha - Blog Carina Pedro
Foto: projeto 3D (acervo pessoal). Em 2014 segui uma das minhas próprias dicas de cursos da tag "profissão" e fui estudar o software Promob. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis